Foto: Thiago Matheus Beheregaray/ grupolkm.com |
Por: Thiago Matheus Baheregaray - Tvface Lkm Uruguaiana
Aconteceu na última sexta-feira (6) a Audiência Pública
do Transporte Coletivo, onde foi apresentado um novo modelo do Sistema
Integrado de Transporte (SIT) de Uruguaiana. Além da redução de três linhas de ônibus,
o SIT não terá mais a segunda passagem gratuita, o passageiro que quiser fazer
a integração devera pagar a metade do valor da tarifa.
Além disso, as linhas T4, T5 E T6 passarão de 40 em 40
minutos, contando apenas com dois ônibus, a justificativa da Prefeitura é a
baixa demanda. A Marduque que no 1° projeto do SIT contava com a linha Circular
(C1), agora terá a linha Troncal 04 responsável por atender os passageiros do
bairro Santana, Cidade Nova, Santo Inácio e Marduque. A empresa que ganhar à licitação
também poderá transportar cinco passageiros em pé por metro quadrado.
A população presente reclamou da falta de parada e
fiscalização, segundo o secretário já está sendo feito um projeto para resolver
o problema das paradas de ônibus, já fiscalização segundo Clemente, existem 04
fiscais presentes no terminal e os Guardas Municipais e Agentes de Trânsito
podem abordar os ônibus a qualquer momento para fiscalizar.
Em 2016, um Sistema Integrado de Transporte baseado no
Plano de Mobilidade do Município que realizou uma pesquisa em 1.400 domicílios,
ouvindo mais de 3.800 pessoas, que permitiram um amplo estudo das necessidades
de deslocamento na cidade, e onde foi fundamentada a criação de 12 linhas de
ônibus de troncais, sendo que foi implantado somente 9 linhas e que atualmente
tem 8 linhas em operação.
A pesquisa da Origem e Destino do Plano de Mobilidade
apontava que esse sistema indicava uma demanda potencial de 12.000 passageiros
por dia, e foi confirmado após sua implantação na integra, os números de
passageiros chegava a 10.000 pagantes e 2.000 isentos, e a média diária de 8.300
passageiros pagantes, por dia, ao longo dos meses. O SITE em seu modelo
verdadeiro permite mais de 500 viagens por dia para os usuários, com um
intervalo máximo de 30 minutos e com um tempo de viagem de 25 a 30 minutos,
isto é, que a cada 30 minutos teriam viagens saindo do terminal e do bairro e
tudo sincronizado para atender a integração do sistema de transporte.
O principal insumo é o combustível, esse item foi o que o
SIT proporcionou o maior ganho em relação ao Sistema que operava anteriormente,
pois o conceito do SIT com linhas curtas e com integração proporcionou a
redução de 50.000 Km, por mês, no sistema, uma redução de 35% que teve um
impacto na tarifa devido a economia de combustível.
VEJA COMO FICAM AS 09 LINHAS
Ø T1
QG JOÃO PAULO II – De 20 em 20 minutos e contara com quatro ônibus;
Ø T2
UNIÃO DAS VILAS – 20 em 20 e terá quatro veículos;
Ø T3
COHAB II PORTO SECO – 40 em 40 e contara com horário de reforço;
Ø T4
SANTO INCIO CIDADE NOVA – De 40 em 40 minutos e o terá apenas dois ônibus na
linha;
Ø T5
USINA AES – 40 em 40 minutos;
Ø T6
UNIPAMPA – 20 em 20 minutos e terá quatro ônibus, mais horário de reforço;
Ø T7
JARDIM DO SALSO (AEROPORTO)- Dois ônibus de 40 em 40 minutos;
Ø T8
CEMITÉRIO APAE- 20 em 20 minutos, quatro ônibus na linha;
Ø T9
MODULADA – Um carro nos horários de visitas.
O repórter Thiago da Tvface Lkm questionou o motivo das
linhas que passarão de 40 em 40 minutos e como ficará a integração. Em resposta
Janaina, uma das responsáveis pelo estudo do SIT, falou que esse tempo foi
colocado por causa das condições de trafegabilidade das ruas, porém a linha T4
que pega ruas em melhores condições não demoraria tanto. No caso do T4 teria
que ficar parado 10 minutos no terminal para cumprir horário.
Participou da Audiência Pública o Prefeito em exercício Antonio
Augusto Brasil Carús, o Secretário de Trânsito José Clemente, Vereadores e o
Presidente do Conselho do Transporte.
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