SIT: EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE

(Schneider explica aos usuários como irão ocorrer as mudanças/ Foto Ivete de Carvalho)

Após a decretação do estado de emergência no transporte público, prefeito Schneider tem comparecido, diariamente, ao terminal de ônibus, a fim de acompanhar o novo modelo projetado para  transporte coletivo de passageiros de Uruguaiana dentro da Política Nacional de Mobilidade Urbana, por meio da dinâmica do Sistema Integrado de Transporte – SIT. Na terça-feira, ele esteve no terminal, orientou, conversou com os usuários dos coletivos e com a coordenação da empresa Vaucher. Ele aproveitou para observar os horários de chegada e de saída dos coletivos. Diante do acentuado número de pessoas que tem aproveitado a gratuidade do serviço de transporte, que vai até domingo, dia 4/1, o prefeito declarou: “Isso é bom. É sinal que o uruguaianense está usando o ônibus”. Muitas pessoas o cumprimentaram pela iniciativa. Schneider disse que o trabalho está na etapa de ajustes e a comunidade, aos poucos, terá um conhecimento mais amplo para melhor sobre o que ele define como “evolução do transporte.”

COMO É O SERVIÇO NO TERMINAL
No total, são 14 ônibus que correspondem a 14 troncais (linhas) em rodízio no transporte de passageiros. Prefeito Schneider cronometrou a chegada dos veículos de 30 em 30 minutos, horário estabelecido para a saída e o retorno ao terminal. Na opinião da Vaucher, a linha troncal representa a otimização do sistema.

Clique na Imagem para Ampliar 
Para melhor orientar os passageiros, a Prefeitura Municipal implantou serviço informativo através da sonorização do terminal anunciando os respectivos bairros. Três servidores da Secretaria de Transporte revezam-se na informação. A Vaucher disponibilizou quatro funcionários no terminal, além de trazer de Alegrete uma técnica para auxiliar no serviço. Jaqueline Nunes, presidente da Comissăo Interna de Prevençăo de Acidentes (CIPA), órgão responsável pela preservaçăo da saúde e integridade física dos trabalhadores, com larga experiência no transporte coletivo, elogiou o trabalho que está sendo implantado em Uruguaiana. Alegrete, segundo ela, há dois conta com o SIT e a população está satisfeita com a mudança. “O novo sempre mexe com as pessoas. Isso é normal”, salientou, acrescentando que a sua vinda à Uruguaiana é para treinar os funcionários que trabalharão no manejo das máquinas eletrônicas na expedição do cartão magnético.


O QUE É TRONCAL?
É uma linha que opera onde há grande concentração de pessoas com a função principal de realizar a distribuição dessa demanda.O SIT de Uruguaiana será composto de troncais ligando o bairro ao centro (parada final: terminal de ônibus), em um trajeto que levará o tempo médio de 20 minutos.

Comentários