Com 80% das obras concluídas, a população já pode ter uma ideia de como ficará o Calçadão da Rua Tiradentes. A fase atual é de conclusão das redes de esgoto pluvial e cloacal, da colocação de basalto e do piso tátil, além dos postes de luz e de luminárias, de duas bancas, de lixeiras e do ajardinamento. Para que se chegasse até aqui, no entanto, foi preciso superar diversas dificuldades, principalmente, na parte subterrânea.
Entre os imprevistos surgidos desde o início do processo de revitalização - em fevereiro deste ano - destaca-se a necessidade de remover boa parte do solo, que estava contaminado. Foi trocado também o sistema de abastecimento de água e desobstruída a rede pluvial. Grande parte dessas obras foi realizada à noite e nos finais de semana para evitar maiores transtornos.
A colaboração dos lojistas e da comunidade tem sido fundamental para que os canoenses e visitantes tenham um novo espaço de circulação e de convivência mais bonito e seguro, com mobilidade facilitada e novos equipamentos urbanos. Um grupo de WhatsApp foi formado para acompanhamento dos trabalhos e troca de informações. A entrega do Calçadão está prevista para outubro.
As "surpresas" no caminho
Risco de inundar o Centro
A substituição da rede de adutora de água que passa pelo Calçadão e atende quase 50% da cidade, mobilizou cerca de 20 trabalhadores da Corsan. Havia risco de vazamento e até de inundação do Centro, pois a antiga rede tinha, pelo menos, 60 anos e estava totalmente comprometida.
Energia elétrica e telefonia
A empresa contratada para executar as obras constatou, também, que não havia tubulações nas redes de energia e de telefonia. Algumas delas estavam " isoladas" em canos de esgoto sem identificação e a maior parte, soltas.
Esgoto entupido e vazamentos
A rede de esgoto pluvial estava obstruída com lixo e lodo. Cinco caminhões de hidrojateamento foram utilizados para a limpeza e foi preciso remover boa parte do solo que estava contaminado por vazamentos na rede de esgoto cloacal.
Canoas para Todos
Com um orçamento de R$ 5,49 milhões, a revitalização do Centro faz parte do programa "Canoas para Todos", com recursos financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A primeira etapa, a reforma e ampliação do Largo da Praça da Bandeira, foi entregue à comunidade no dia 3 de agosto, com a marca da obra 500 entregue pela atual Administração. A próxima fase é a revitalização da Praça da Bíblia, na esquina da Rua Tiradentes com a Avenida Getúlio Vargas.
Crédito da notícia: Jornalista Alessandra Obem / MTE 67084
Comentários
Postar um comentário
O Portal Grupo Lkm News não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.