Tapejara e região recebem orientações sobre Planos de Carreira do Magistério

Foto: Suelen Defaveri
Na última quinta-feira, dia 28, aconteceu à palestra sobre Planos de Carreira do Magistério, com o Consultor do Ministério da Educação (Mec), professor Carlos Eduardo Sanches, no Centro Cultural. O evento aconteceu durante todo o dia e teve como objetivo orientar professores, secretários de educação, Associação dos Professores, sindicatos e o Poder Público sobre a reestruturação dos planos de carreira do magistério.

Participaram os municípios de Água Santa, Ibiaçá, Santa Cecília do Sul, Vila Lângaro  e Tapejara.

Na parte da manhã o palestrante enfocou sobre a legislação e destacou a importância, no momento da construção do plano, o diálogo com todos os setores e principalmente o conhecimento da realidade local, através do diagnóstico, o trabalho democrático e o embasamento legal. Pela parte da tarde direcionou os trabalhos analisando os planos já existentes. Também sugeriu passos para a reestruturação dos novos planos de carreira.

Em sua fala destacou que: “ser professor não é somente uma vocação, mas sim, uma profissão e que o magistério precisa ser reconhecido e valorizado pois sem o professor, não existiriam as outras profissões”, comentou Sanches.

No Município de Tapejara, as ações para a revisão do plano de carreira estão em andamento desde o mês de abril. Depois da palestra o próximo passo será a nomeação de uma comissão com representantes do Poder Público, dos professores e entidades ligadas à educação municipal.

O secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura de Tapejara e presidente do Conselho dos Secretários Municipais da Educação (Conseme), Altamir Galvão Waltrich, destacou que é meta do Conselho da regional da Amunor fazer a revisão do plano até o final de 2015.  

O vice-prefeito, Gilberto Oliboni, esteve presente e destacou que o estado e o país só saem de uma crise se tiver em sua base educação. E, que, em termos de municípios, todos os participantes estão avançados. 

Comentários