Seminário discute ética e transparência na gestão pública


Divulgação

mais fotos
A Controladoria-Geral do Município de Canoas promove o 2º Seminário Ética e Transparência na Gestão Pública, no dia 25 de junho, a partir das 16h, no Salão de Atos do Unilasalle. O evento é aberto ao público.

Conforme a controladora adjunta de Canoas, Tatiana Carpter, a Administração Municipal tem uma preocupação constante em manter o debate sobre temas atuais, como a ética e a transparência no serviço público. Ela destaca que a partir da criação da Controladoria-Geral do Município, no início da primeira gestão do prefeito Jairo Jorge, em 2009, foram estabelecidos vários instrumentos de controle e transparência para prevenir a corrupção, necessários em função da realidade local.

Sistema


"Hoje, Canoas dispõe de um Sistema de Transparência e Ética no serviço público, que teve continuidade com a criação da Comissão de Ética Pública Municipal, a edição do primeiro Decálogo Ético, o lançamento dos Código de Ética da Alta Administração e do Código de Ética dos Servidores e a edição do segundo Decálogo Ético", acrescenta a controladora-adjunta. Cita, ainda, a transmissão ao vivo das licitações pela internet, promulgação da Lei Anticorrupção, criação do Conselho de Cidadãos pela Transparência (Concit) - esses dois últimos pioneiros no Brasil - e apresentação do novo layout do Portal da Transparência, que pode ser consultado por meio de totens interativos instalados em pontos estratégicos da cidade.

Tatiana reforça que, além desses instrumentos, Canoas formou o Sistema de Participação Popular e Cidadã, atualmente com 13 formas de acesso à gestão, seja por participação presencial, como o Prefeitura na Rua, Plenárias de Serviços Públicos e Orçamento Participativo, entre outros, seja por participação virtual, como o Ágora em Rede.

Inscrições pelo site www.canoas.rs.gov.br/seminariodeetica

Programação

16h - credenciamento
18h - abertura com o prefeito Jairo Jorge
19h - Mesa de debates
Debatedores: Aldo Fornazieri e Benedito Tadeu César
Mediador: Controlador-geral de Canoas Ricardo Zamora
20h30: intervenções dos participantes

Comentários